04 de setembro de 2017 às 13:28h

​Comitiva africana recebida na FIEPI pelo presidente do CN/SESI

Durante, o encontro na FIEPI, João Henrique Sousa falou do interesse da instituição em apoiar o pleito dos visitantes

Uma comitiva de Benin, país localizado na costa da África, esteve na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), onde se reuniu com o presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique Sousa, diretores e técnicos do Sistema FIEPI. Os africanos vieram ao Piauí para conhecer o processo industrial da cajuína e derivados do caju.

Durante o encontro na FIEPI, João Henrique Sousa falou do interesse da instituição em apoiar o pleito dos visitantes, declarando que assim como está fazendo com o setor apícola, onde uma missão francesa esteve no Piauí para trocar experiências poderá também fazer com os africanos. “Temos o apoio do presidente da FIEPI, Zé Filho, que nos coloca toda a estrutura das entidades do Sistema FIEPI e com isso facilita essa parceria”, ressaltou João Henrique.

Na reunião, os africanos solicitaram ajuda da FIEPI para desenvolver novos produtos com a massa do caju. De acordo com Grace Amago, da comitiva de Benin, lá em seu país até então eles aproveitavam do caju somente a castanha. Segundo ela, após uma experiência de espremer um caju pôde constatar que dali poderia ser feito um suco e depois realizar algumas misturas terminou fazendo um suco, porém de forma artesanal.

“Após fazer pesquisas fiquei sabendo da cajuína produzida aqui no Brasil e em especial a do Piauí, que não tem produtos químicos e, por isso, viemos nessa missão de conhecer a produção da cajuína e de outros produtos do caju e firma uma parceria com a FIEPI”, explicou a africana.

Depois da reunião, o grupo se dirigiu a empresa Império Doce onde foi recebido pelo sócio-proprietário Lenildo Lima, que apresentou as instalações da fábrica e uma dezena de produtos feitos na empresa. Império Doce conta com uma vasta variação, entre eles está o mel de caju e o vinho feito com base na fruta. A empresa tem participação efetiva na feira Piauí Sampa realizada anualmente em São Paulo, e a cada edição do evento tem aumentado suas

vendas.

Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI