05 de maro de 2018 às 12:48h

FIEPI recebe visita do embaixador de Cuba no Brasil

O Embaixador de Cuba no Brasil, Rolando Gómez Gonzáles, acompanhado da Cônsul Geral de Cuba para o Nordeste, Laura Ivet Pujol Torres, foram recebidos na manhã desta segunda-feira (05) na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) para uma reunião com empresários e a diretoria da instituição.

O diretor de Assuntos Econômicos Freitas Neto representou o presidente da FIEPI Zé Filho e coordenou o encontro que contou ainda com a presença do presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique Sousa e do presidente do Sistema Fecomércio no Piauí Valdeci Cavalcante, do presidente da Associação Industrial do Piauí Gilberto Pedrosa e do diretor Relações Institucionais da FIEPI Ewerton Negri.

Na pauta a proposta de estreitar as relações comerciais entre o Piauí e Cuba e o convite para os empresários piauienses participarem da 36ª Feira Internacional de Havana que será realizada entre 29 de outubro e 2 de novembro de 2018.

O Embaixador Rolando Gómez Gonzáles destacou o avanço nas relações comerciais entre Cuba e Brasil e o desejo de ter uma aproximação maior com os Estados do Nordeste. Ele sugeriu a visita de empresários cubanos ao Piauí e de piauienses a Cuba, independentemente da participação na Feira Internacional de Havana.

Freitas Neto, falando em nome da FIEPI, explicou sobre a atuação do Centro Internacional de Negócios e da proposta que defedende para que a Câmara de Comercio Piauí Florida passe a atuar de forma mais abrangente se expandindo para outros países. “Iremos levar o resultado dessa reunião para a Câmara de Comércio e partir daí veremos como podemos estreitar essa relação”.

O presidente do Conselho do SESI, João Henrique Sousa que já esteve em missão em Cuba quando foi presidente dos Correios defendeu os investimentos no Porto de Cuba, como de extrema viabilidade econômica e importância não só para America Latina, mas para o resto do mundo e sugeriu a formação de delegação de empresários Piauienses para uma missão em Cuba.

Na avaliação do Embaixador Rolando Gómez e do diretor Freitas Neto, a reunião foi bastante produtiva e alcançou seu objetivo.