Notícias

11 de maio de 2018 às 11:50h

Projeto ambiental apresentado na UFPI conta com apoio da FIEPI

A proposta é implantar 23 usinas de reciclagem no Estado do Piauí, em sistema de consórcios

O projeto “Lixo Social Zero 10” foi apresentado na manhã desta sexta-feira (11) no auditório do curso de Matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI) pelo presidente da Confederação do Elo Social, Jomateleno dos Santos Teixeira. O projeto conta com o apoio de instituições como a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), UFPI, Águas de Teresina, e Cresci, entre outras.

A proposta é implantar 23 usinas de reciclagem no Estado do Piauí, em sistema de consórcios, para atender às necessidades de todo o estado. O projeto prevê a inclusão social, constituição de cooperativas de trabalho e ofertas de cursos de capacitação, com a previsão de mais de 2 mil postos de trabalhos diretos.

Durante o evento, foram apresentados os projetos das usinas do Sistema INER e também estabelecidas quatro áreas de atuação, nas regiões Norte e Sul. As áreas são os CTTs, Centros de Triagem e Transbordo, lixo hospitalar, crematório de animais e compostagem. O projeto visa proporcionar às empresas interessadas em investir nos empreendimentos a tecnologia e suporte técnico nas implantações.

“O programa “Lixo Zero Social 10” ainda não tem prazo para entrar em funcionamento, pois depende do interesse dos investidores brasileiros no projeto. Por enquanto, estamos apenas apresentando essa proposta aos empresários”, explica o presidente do Grupo.

O Sistema INER nasceu à partir da experiência de 25 anos da Confederação do Elo Social do Brasil, atuante em diversas atividades e projetos sociais, incluindo aquelas ligadas ao meio ambiente, e reúne as organizações Confederação Elo Social do Brasil,

As áreas previstas para a implantação do Programa “Lixo Zero Social 10” são capazes de absorver todo o complexo de recepção, tratamento e destinação final dos resíduos.

A FIEPI conta com Conselho Temático de Meio Ambiente (Cotema) e, de acordo com o presidente do Conselho, James Hermes dos Santos, a instituição apoia todas as iniciativas voltadas parar a sustentabilidade ambiental. Neste sentido, a FIEPI já realiza alguns trabalhos junto às empresas na parte de reflorestamento e resíduos sólidos, entre outras ações.

James Hermes dos Santos, presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEPI

Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI

Comentários