Notícias

27 de novembro de 2017 às 10:05h

SENAI entrega certificados do curso Serralheiro em Aço Carbono

A capacitação foi destinada para trabalhadores de várias empresas do setor metalúrgico piauiense

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI-PI) promoveu na noite de quinta-feira (23) a entrega de certificados para alunos concludentes do curso Serralheiro em Aço Carbono. A capacitação foi destinada para trabalhadores de várias empresas do setor metalúrgico piauiense e contou com carga horária de 228 horas e a participação de 17 concluintes.

Na solenidade, realizada no Centro de Formação Profissional “Antonio José de Moraes Souza” estiveram presentes, além dos concluintes, a diretora de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI-PI, Sandra Ataíde; Jeová Vasconcelos, Gestor do CFP “AJMS”; Luana Thayná, Analista Técnica do SEBRAE-PI; Isaac Medeiros, gerente do LETA; Clarindo Borges, Instrutor do curso, e Assis Júnior, Assessor do SENAI-PI.

A ação executada pelo SENAI-PI faz parte do Projeto Encadeamento Produtivo SEBRAE e Instituto Gerdau, fruto do convênio elaborado entre as instituições para elevar o patamar de competitividade e sustentabilidade dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte que possuem serralheria em aço carbono atuais e/ou potenciais consumidores de materiais de cadeia de suprimentos da Gerdau.

Entre os temas que foram abordados durante o curso estão, desenho industrial, aspectos da mecânica, matemática aplicada à serralheria e módulos práticos de solda.

Para Luana Thainá, do SEBRAE-PI, iniciativas como essa visam desenvolver e aprimorar a competência dos pequenos negócios para que tenham condições de realizar mudanças e adicionar maior valor ao negócio, aumentando sua produtividade e ganhos.

A diretora de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI-PI, Sandra Ataíde lembrou na abertura da solenidade quando da fase inicial onde aconteceram as primeiras reuniões para viabilização da execução do curso ainda no mês de maio até momento da finalização.

“Isso representa o esforço de todos os envolvidos nesta ação que agora estamos concluindo com sucesso. Quero dizer a vocês que o SENAI está de portas abertas para as solicitações das empresas e daqueles que desejam uma qualificação seja para manutenção ou aperfeiçoamento que nos procure”, ressaltou.

O empresário Reginaldo Viana, proprietário da empresa Automáticos e Cia, representou os alunos e em sua fala enalteceu as instituições envolvidas agradecendo a todas ressaltando a importância daquela qualificação para os trabalhadores.

“Precisávamos buscar novas técnicas de inovação, pois trabalhávamos mais com velhas práticas e com esse curso tivemos a oportunidade de conhecer e aprender desenhos atuais, moldes, ângulos, enfim uma série de atualizações no setor”, afirmou.

Para o aluno Paulo Anderson de Souza Santos, de 23 anos, colaborador da Serralheria Nossa Senhora de Lourdes, a capacitação significou mais aprendizagem para ele e o levou novos conhecimentos. “Eu nunca tinha feito um curso no SENAI, mas agora sei o tanto quanto é importante participar das aulas de uma instituição como essa”. Com a capacitação aprendi a manusear os equipamentos de forma correta e diminuir desperdícios de materiais, entre outras novidades da atividade, disse o concludente.

Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI

Comentários