Institucional

História do IEL PIAUI

Criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 1969, quando o Brasil expandia-se em torno de 10% ao ano e vivia o início do chamado “milagre econômico”, o IEL iniciou suas atividades com uma proposta avançada para a época: aproximar os estudantes das linhas de montagem por meio de estágios supervisionados. Nos anos 1990, quando o Brasil abriu suas portas para a concorrência externa e a defasagem tecnológica da indústria brasileira, ficou visível que o IEL começou a diversificar suas atividades. A partir daí, o contato permanente com experiências internacionais predominantemente europeia levou o IEL a ser procurado por empresários que buscam o aperfeiçoamento da gestão de seus negócios, da inovação tecnológica e da modernização das práticas empresariais.No Piauí em setembro de 1970 ,O Presidente da Federação das Indústrias na época . Dr. Candido de Almeida Athayde ,deliberou a criação e instalação do Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi do Estado do Piauí ,na cidade de Parnaíba .

No ano de 2000 o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, e também Diretor Regional , Sr . Antônio José de Moraes Sousa instala na sede da instituição em Teresina a superintendência do IEL Piauí com o propósito de ampliar a área de capacitação empresarial e oferecer também cursos de pós- graduação. Em 2013 com a superintendência de Lauriane Coelho o portfólio do IEL é ampliado com serviços de consultoria, gestão de talentos ,conveniando todas as instituições de ensino superior do Estado e desenvolvendo o primeiro programa de Inovação do IEL firmando importantes parcerias com Instituições Federais de fomento á Inovação.

Em 2015 o Presidente do Sistema FIEPI e Diretor Regional do IEL Piauí , Antônio Jose de Moraes Sousa Filho dar um grande passo instalando em parceria com o SENAI as novas salas de trabalho do IEL nos municípios de Barras e Esperantina, interiorizando as ações e ampliando a competitividade da indústria no Estado do Piauí

Um importante marco no redirecionamento das ações da entidade foi o lançamento do Mapa Estratégico da Indústria 2007-2015. O documento desenha o Brasil que a indústria quer para 2015, com indicadores e metas para os próximos anos, e atribui ao IEL a incumbência de promover o aperfeiçoamento da gestão, a inovação a capacitação empresarial e a interação entre as empresas e os centros de conhecimento.

Hoje, o Instituto atua nos 26 estados e no Distrito Federal. A partir da estrutura nacional do Sistema Indústria, o IEL estimula a autonomia de suas 101 unidades operacionais, que executam os projetos e desenvolvem novos negócios. Mais de 1,5 milhões de estudantes realizaram seu estágio por meio do IEL.Aperfeiçoamento da gestão, capacitação empresarial e estágio, além de consultorias para empresas de todos os portes, esse é o trabalho do IEL, contribuindo para a geração de novos negócios, para a inovação e consequente aumento da competitividade da indústria em diversos segmentos.

ATUAÇÃO DO IEL

EDUCAÇÃO EMPRESARIAL E CARREIRAS

O IEL está presente em toda a trajetória do desenvolvimento profissional, promovendo carreiras para inovação e gestão desde o estágio até a educação executiva.

Estudantes de nível médio, superior e cursos técnicos: o Programa IEL de Estágio objetiva intermediar a aproximação de estudantes de universidades e de cursos técnicos no mercado de trabalho, por meio de seleção realizada com critérios inovadores que permitem associar competências e habilidades às oportunidades oferecidas pelo mercado. Só em 2014, a instituição administrou mais de 181 mil termos de estágio em todo o país.

Graduandos, graduados e mestres: O Programa INOVA Talentos, uma parceria do IEL com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), disponibiliza cerca de mil bolsas para execução de projetos inovadores em empresas e institutos privados de PD&I. Além disso, proporciona qualificação e vivência empresarial para atuação profissional no mercado.

Executivos: o IEL capacita executivos em temas relacionados à competitividade, inovação e mídias sociais em parceria com algumas das melhores escolas internacionais de negócios do mundo, como Steinbeis (Alemanha), Insead (França), e Universidade de Cambridge (Reino Unido). Apenas em 2014, foram capacitados 125 mil gestores de empresas em programas de capacitação empresarial e Educação Executiva.

INOVAÇÃO

Para o Brasil se tornar mais próspero é fundamental que a indústria, a academia e o governo trabalhem de maneira coordenada a fim de fortalecer a estratégia para o desenvolvimento. Nesse sentido, criou-se a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com o objetivo de tornar o tema permanente nas indústrias.

Com vistas a ampliar a efetividade das políticas de apoio à inovação no país, o IEL coordena a secretaria executiva da MEI e possui um portfólio de produtos e serviços para aprimorar a Gestão da Inovação e Empresarial das indústrias brasileiras.

MEI: o movimento conta com mais de 100 lideranças empresariais, autoridades do governo e representantes de instituições de atuação relevante na área da inovação, representando um exemplo bem sucedido de interação público-privado, por meio da construção conjunta de soluções para aumentar a inovação empresarial no Brasil.

Em sua estratégia de mobilizar e capacitar empresas, a MEI criou o Sistema de Núcleos Estaduais de Inovação para que as ações nacionais cheguem aos estados, fortalecendo e divulgando a inovação por todo Brasil.

Desenvolvimento empresarial:
O IEL prepara sua empresa para agir em um ambiente de alta competitividade implementando soluções inovadoras e customizadas às suas necessidades e à cadeia de valor. As soluções são integradas e personalizadas, utilizando tecnologia avançada em gestão capacitação, implementação e sistematização.

Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (PQF): 

A fim de fortalecer a cadeia produtiva e contribuir para a geração de negócios sustentáveis, empresas fornecedoras são qualificadas em diversas áreas de gestão, tais como: qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, responsabilidade social empresarial, produção, gestão estratégica, comercial e financeira.

Soluções em gestão empresarial avançadas:
A geração contínua de novas soluções em gestão, integrando capacitação, serviços de consultoria e softwares de apoio à gestão e performance, para agregar valor às organizações, gerenciando e dando suporte a toda metodologia de gestão de negócios às práticas de governança corporativa do cliente.

Gestão da Inovação:
Oferece uma base cada vez mais robusta de práticas e ferramentas que possam ser aplicadas aÌ€ realidade empresarial brasileira, a partir do reconhecimento de experiências exitosas em seus diversos núcleos.

Em 2014, o IEL registrou:
- Mais de 181 mil termos de estágio administrados
- Cerca de 125 mil de executivos e gestores capacitados
- Cerca de 17 mil empresas atendidas em serviços de consultoria em gestão empresarial e inovação