SENAI e Equatorial formam primeira turma de eletricistas em Parnaíba

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Equatorial Piauí realizaram na manhã desta terça-feira (7), a cerimônia de formatura da primeira turma da Escola de Eletricistas 2023, em Parnaíba. O evento contou com a participação de representantes da Equatorial Piauí, coordenadores e gestores do SENAI, além da empresa Dínamo Engenharia que é parceira nesta iniciativa.  A plateia era composta pelos 25 alunos, familiares e amigos dos formandos, que puderam presenciar o momento de muita alegria por parte de todos os envolvidos.

A primeira turma contou com 22 homens e 03 mulheres, e segundo o professor Rodrigo Sampaio (SENAI), os novos profissionais tiveram um nível de aproveitamento satisfatório em todo o processo de aprendizagem, e que certamente estarão aptos para o mercado de trabalho. “Quem veio com esse objetivo de encarar um novo mercado, uma nova profissão, sai daqui hoje, com a certeza que valeu a pena”, conclui o professor.

A Escola de Eletricistas é uma realização do E+ Profissional, projeto do Programa de Eficiência Energética do Grupo Equatorial Energia e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O programa Escola de Eletricistas proporciona oportunidade de qualificação profissional, e repassa uma ajuda de custo para cada aluno durante o curso, que tem uma carga horária 40h semanais, totalizando 480h do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental.

A diretora do Centro de Formação Profissional Jose de Moraes Correia em Parnaíba, Juliana Falcão, representou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Zé Filho e o diretor Regional do SENAI, Roger Jacob durante a certificação, e na sua fala, destacou o papel importante das entidades parcerias. “É uma grande contribuição a formação de novos profissionais para poder atender as demandas do setor elétrico no Piauí, que tem uma escassez significativa dessa mão de obra qualificada”.

Para Hélio Rafael, presidente da Equatorial Piauí, a educação transforma vidas.    “Pensando assim, a Equatorial e nossos parceiros assumiram esse compromisso. O estado Piauí precisará cada vez mais de profissionais bem capacitados e bem treinados para promover o desenvolvimento que precisamos”, afirmou o presidente em entrevista.

Outro momento bastante esperado foi o anuncio feito pela Dínamo Engenharia, responsável por patrocinar a bolsa auxílio aos alunos da Escola de Eletricistas, que aproveitou a entrega dos certificados para fazer o convite ao formando laureado, Evandro Vieira, para integrar o quadro de eletricistas da empresa no futuro. “Estamos em busca sempre bons profissionais, e agora vocês estão entrando no mundo de muitas oportunidades”, pontuou o Coordenador Operacional, Idelandio Marques.