FIEPI 70 anos de história: Apoiando a indústria, transformando vidas

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí representa os interesses da indústria piauiense, promovendo o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a competitividade, a capacitação de dirigentes e colaboradores, a melhoria do ambiente de trabalho, a proteção e a qualidade de vida dos trabalhadores do setor.

Tratam-se de ações que atingem também a comunidade, através de uma ampla cadeia de benefícios e transformações, que aumentam a competitividade da nossa indústria, estimulam novos negócios, fortalecem a economia e impulsionam o desenvolvimento do Estado.

Toda a atuação da FIEPI resulta na criação de um ciclo virtuoso, puxado pela indústria, que ao fazer crescer esse setor, faz com que todo o Piauí cresça junto. E também ganhe com isso.

Esse crescimento junto com a sociedade e o Estado não é por acaso. Ele está no DNA da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, cuja criação, em 17 de maio de 1954, deu-se com o propósito de congregar o setor para fazê-lo avançar.

A partir daquela data, com um estatuto constituído, a FIEPI passou a ser dirigida pelos empresários José de Moraes Correia, Moacyr Rodrigues da Cunha, Cândido de Almeida Athayde, Joaz Rabelo de Souza, Antônio de Pádua Rabelo Pires, Alfredo Simone Molina, Ranulfo Torres Raposo, Benedito de Moraes Freire, Antônio Vaz Freire e José Beto Albuquerque.

Desde então a indústria e a sociedade vem passando por muitas transformações. Em 70 anos o mundo testemunhou uma verdadeira revolução passando pelo desenvolvimento de embalagens plásticas, a criação do microchip e circuitos integrados, a corrida espacial e chegada do homem a lua, a invenção da impressora 3D, a popularização da internet, novas formas de produção de energias renováveis e o desenvolvimento da vacina contra convid-19 em um tempo considerado recorde. Em fim... o mundo mudou e a indústria faz parte de tudo isso. São 70 anos, formando mão de obra qualificada, oferecendo saúde, educação, consultorias e investindo na inovação.

E para continuar fazendo história, a indústria e FIEPI seguem evoluindo. No Piauí, a FIEPI, juntamente com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) segue investindo na modernização e ampliação de suas unidades operacionais para continuar prestando serviços inovadores e com a qualidade que a indústria e a sociedade precisam para alavancar o seu desenvolvimento.

E no ano que FIEPI chega aos 70 anos, a maturidade vem da muita experiência, disposição e uma cara nova e moderna. São novas unidades do SESI e SENAI sendo entregues a comunidade industrial e a sociedade, entre elas a Escola SESI Wilma Catão em Picos com sede própria, a Escola Conselheiro Saraiva em Teresina, e o SENAI CFP Candido Athayde de Teresina, entre outras ações e inaugurações.

Leia mais sobre os 70 anos da FIEPI

>>> https://fiepi.com.br/noticias/23_2_2024/PresidentedaFIEPIinauguranovaescoladoSESIemPicos/