FIEPI e Sebrae, juntos inauguram Hub de Inovação no Teresina Shopping

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) inauguraram nesta quinta-feira (18) o Espaço S, um Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI, o primeiro do Brasil a funcionar em um shopping.

O evento contou com a participação do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, que foi homenageado pelas instituições do Sistema S.

O Espaço S funcionará inicialmente por meio de parceria estratégica entre o SENAI, SESI e Sebrae, porém aberto a outras instituições que atuam na área de tecnologia e inovação. O Hub de Inovação oferece Cursos de Qualificação Profissional para indústria 4.0, Torneio SESI Interescolar de Robótica, Treinamentos em SST, Oficinas, Rodas de Conversas e Palestras sobre Empreendedorismo e Inovação, dentre outras atividades.

O presidente da FIEPI, Zé Filho fez a abertura do evento, onde também estiveram presentes, o diretor geral da Aneel, Sandoval Feitosa, o presidente Federação das Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Filemon Paranaguá, o presidente da Fecomercio, Valdeci Cavalcante e o presidente do Grupo Claudino, João Claudino Júnior.

“Este Hub de inovação foi possível graças a parcerias importantes como o Teresina Shopping, o Sebrae e o apoio da CNI,  que permitiu a entrega deste espaço para comunidade em um lugar com grande circulação de pessoas oferecendo as tecnologias para indústria 4.0. É uma contribuição do Sistema S para o desenvolvimento do nosso Estado”, pontua Zé Filho.

O presidente CNI, Robson Braga de Andrade, destacou o ineditismo da iniciativa de levar um Hub de Inovação para um Shopping e que certamente outras federações irão replicar o modelo.

“A FIEPI e o Sebrae foram bem ousados, mas acredito que este modelo será levado para o resto do Brasil. É uma forma de tornar mais acessível à comunidade os serviços que são geralmente prestados nas nossas unidades. O pais precisa investir cada vez mais em educação, qualificação profissional e preparar as indústrias para esta revolução onde a tecnologia e inovação irão ajudar nosso país a ter o crescimento que precisa”, explica Robson Andrade.

Visita as obras das Escolas do SESI e SENAI em Teresina e homenagem ao diretor geral da Aneel

Durante a visita do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade ao Piauí foi realizada uma reunião com o governador do Estado, Rafael Fonteles, o presidente da FIEPI, Zé Filho, o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez, o presidente da Aneel, Sandoval Feitosa, o  diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, o superintendente do SESI Piauí, Mardôno Neiva, o diretor Regional do SENAI, Roger Jacob e empresários locais.

Em seguida, foi formada uma comitiva para visita as obras da Escola SESI, Conselheiro Saraíva e do CFP do SENAI, Cândido Athayde, onde o diretor geral da Aneel, Sandoval Feitosa, foi homenageado, dando seu  nome ao espaço dos laboratórios da área de eletricidade.