Notícias

18 de fevereiro de 2019 às 11:52h

SESI e SENAI implementam Ensino Médio com Formação em Redes de Computadores

A proposta pedagógica prevê para o primeiro ano, além da formação geral (Educação Básica), uma preparação para o mundo do trabalho, incluindo orientação profissional e desenvolvimento de competências socioemocionais.

O Serviço Social da Indústria - SESI-PI e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI-PI iniciaram em 2019 implementação de um currículo organizado por áreas de conhecimento e não por disciplinas, totalmente contextualizado à realidade dos estudantes e integrado à formação técnica e profissional. Trata-se do do projeto piloto do Ensino Médio com Itinerário de Formação Técnica e Profissional em Redes de Computadores que está sendo ofertado nas Unidades Operacionais Escola Integrada Deputado Moraes Souza e no Centro de Formação Profissional José Moraes Correia, ambas em Parnaíba-PI.

Neste novo modelo, a proposta pedagógica prevê para o primeiro ano, além da formação geral (Educação Básica), uma preparação para o mundo do trabalho, incluindo orientação profissional e desenvolvimento de competências socioemocionais. No segundo ano, além das áreas de conhecimento, os alunos terão acesso aos fundamentos e práticas de formação para a área industrial de Tecnologia da Informação. Já o terceiro ano, é dedicado às aprendizagens específicas do curso Técnico em Redes de computadores, curso escolhido para o projeto.

A turma piloto, formado por 35 alunos, iniciou o ano letivo no último dia 04 com a realização da semana de alinhamento essencial em que foi desenvolvida a aula inaugural para acolhimento destes estudantes e, no decorrer da semana, foram trabalhadas as temáticas autoconhecimento, autorresponsabilidade e cooperação. Participaram das atividades os Gestores da Educação do SESI e SENAI, Gerentes, Coordenadores Pedagógicos e Docentes das duas Unidades Operacionais ofertantes e das famílias dos referidos alunos.

Larissa Teixeira - Ascom FIEPI

Comentários