Competitividade da produção brasileira no exterior é tema de debate

Por CLAYTON FREITAS

Em um estudo que elencou os 15 entraves mais críticos às exportações, a CNI (Confederação Nacional da Indústria) detectou que, apesar de o Brasil estar entre as maiores economias do mundo, suas exportações não passavam de 2% do total das realizadas no mundo todo. E grande parte disso se deve a questões tais como gargalos logísticos, elevadas taxas, dificuldade do governo em superar os entraves internos além do alto custo do transporte internacional. A lista ainda inclui taxa de câmbio, a proliferação de leis, normas e regulamentos de forma descentralizada e a existência de leis complexas e conflituosas.

É por isso que o debate sobre a competitividade é tão importante e será tema do painel “Exportação de produtos e a competitividade da produção brasileira no exterior”, uma das várias atividades programadas para o Nordeste Export, que acontece entre os dias 26 e 27 de outubro, próximas segunda e terça-feira, no Porto de Suape, e reunirá os principais nomes da logística portuária brasileira. A transmissão do evento será online e gratuita. Para assistir, basta fazer o cadastro em bit.ly/AssistaNordesteExport

“Sempre dizemos que exportamos tributos. O custo de produção de um produto que é destinado à exportação, não tem um diferencial para o que é destinado ao mercado interno. Nos Estados Unidos, por exemplo, quando um produto é destinado à exportação, uma série de tributos deixam de incidir na produção daquele produto”, afirma Islano Marques (foto), conselheiro do Nordeste Export e que atuará como moderador do encontro, previsto para às 11h do dia 27 de outubro, próxima terça-feira.

Para Marques, que atua como gestor da área internacional da FIEPI (Federação das Indústrias do Estado do Piauí), o Nordeste atualmente vem ganhando bastante destaque na produção de frutas além de milho, soja e algodão. Segundo ele, uma elevação da competitividade está diretamente relacionada às reformas. “Com a tão esperada reforma tributária, e outras reformas que aguardamos para o próximo ano, uma série desses custos devem ser reduzidos. Entendo que sobretudo a reforma tributária, quando efetivada, representará um fator de competitividade para a nossa produção e exportações”, afirma.

Islano Marques, gerente do CIN- FIEPI

O painel será apresentado pela advogada Najla Buhatem Maluf, também conselheira do Nordeste Export. Entre os expositores convidados estão Carlos Melles, presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); Sergio Ferreira, Representante do Escritório Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) na região Nordeste; Jorge Souza, gerente de exportação da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados); e Renato Augusto Pontes Cunha, presidente do Sindaçucar (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco). (*)

O Nordeste Export tem apoio institucional do Ministério da Infraestrutura.

Patrocinadores

Agemar, APS, CNT, Codeba, Codern, Gallotti Advogados Associados, Merco Shipping, Piacentini do Brasil, Porto de Cabedelo, Porto de Suape, Porto do Itaqui, Praticagem do Brasil, Tecon Suape.

Nordeste Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária

Data: de 26 a 27 de outubro

Local: evento online

Inscrições: gratuitas e podem ser feitas no endereço: http://bit.ly/AssistaNordesteExport