Nordeste Export debate sobre a competitividade da produção brasileira

Em debate durante o painel “Exportação de produtos e a competitividade da produção brasileira no exterior”, autoridades e especialistas reunidos para o Nordeste Export ressaltaram que a exportação de frutas do Brasil tem muito o que avançar. A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) esteve representada pelo gestor do Centro Internacional de Negócios da instituição, Islano Marques.

O painel contou com a participação de Carlos Melles, presidente do Sebrae; Renato Augusto Pontes Cunha, presidente do Sindaçucar de Pernambuco; e Sergio Ferreira, representante do Escritório Apex na região Nordeste

Dados divulgados pelo quarto expositor do painel, Jorge Souza, gerente de exportações da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), apontam que o Brasil participa apenas de 1,2% no negócio global de exportação de frutas, estimado em US$ 71,3 bilhões de dólares. “Nós ocupamos terceira colocação enter os produtos do mundo. Não se justifica a participação tão pequena no mercado internacional”, avalia o executivo. Segundo disse, a reversão desse quadro demanda uma melhor uma organização do setor, já que os produtos brasileiros são extremamente competitivos, e a demanda interna é crescente.

Conforme ressaltou o moderador do evento, o conselheiro do Nordeste Export Islano Marques, também gestor da área internacional da FIEPI, não deve-se olhar a situação de forma negativa, mas sim entendendo que há “um longo campo para avançar”. A apresentação do evento foi feita pela advogada Najla Buhatem Maluf – Conselheira do Nordeste Export.

Compartilhe essa notícia!