Empresários e dirigentes da FIEPI participam de encontro com Bolsonaro

Uma comitiva de empresários piauienses, tendo à frente a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), participou de um encontro com o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe, em Brasília, para tratar de assuntos relacionados ao desenvolvimento da indústria brasileira, desenvolvimento econômico, além de apresentar propostas para a redução do Custo Brasil, ou seja, para o aumento da competitividade da indústria.

Participaram da reunião o vice-presidente da FIEPI, Francisco Reinaldo, o diretor de Assuntos Econômicos da FIEPI, Freitas Neto, e os empresários, Jorge Batista  Filho, João Alves do Nascimento, José Elias Tajra Sobrinho, Edgar Carneiro Machado, Robério de Barros Cantalice, Roberto de Basto Ferraz, Guilherme de Araújo Fortes, Theodoro Ferreira Sobral Neto e Francisco Marques de Melo.

Na ocasião, todas federações de indústria, por meio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) entregou  ao presidente Jair Bolsonaro um documento com propostas para a retomada da indústria e para a geração de emprego.

O documento apresenta 44 propostas, elaboradas com base em subsídios das federações das indústrias dos estados, das associações da indústria, da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e de reuniões com empresas coletados durante o ano. Esses subsídios foram refinados em reuniões de fóruns e de conselhos temáticos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Fórum Nacional da Indústria (FNI), além de reuniões técnicas entre a equipe da CNI com as equipes das federações e das associações.

O objetivo é reduzir o Custo Brasil e, por conseguinte, aumentar a competitividade da indústria brasileira como um todo. Não foram incorporadas propostas de caráter setorial, apenas as com alcance geral.

As primeiras 19 são propostas que podem ser adotadas diretamente pelo governo federal nas áreas tributária, de eficiência do Estado, financiamento, infraestrutura, meio ambiente, inovação, comércio exterior e relações do trabalho.

As demais 25 propostas envolvem a participação do Congresso Nacional. São temas nas áreas tributária, de eficiência do Estado, financiamento, infraestrutura, meio ambiente, inovação, educação, relações do trabalho, e para as micro e pequenas empresas.

* Daniel Paixão - ASCOM