FIEPI - Institucional

 

 
 
 

 

"O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Piauí - FIEPI, trabalha todos os dias para fortalecer a indústria piauiense. As ações desenvolvidas por meio do SESI, SENAI, IEL e todos os serviços e programas nas áreas de qualificação profissional, inovação, consultorias, serviços técnicos e tecnológicos, bem como, a saúde, a segurança e o lazer do trabalhador,  fortalecem a indústria que ganha mais competitividade, melhora a economia local, gera mais empregos e mais desenvolvimento."

Antônio José de Moraes Souza Filho

Presidente do Sistema FIEPI

 

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), presidito pelo empresário Antonio José de Moraes Souza Filho, comanda o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no Piauí. Juntas, as Instituições planejam, coordenam e executam ações que beneficiam as categorias econômicas da indústria, os trabalhadores e seus familiares.

Também orienta o empresariado piauiense para a construção de uma indústria mais frote e competitiva, oferencendo serviços em assessorias e consultorias econômicas, relações internacionais; relações sindicais; meio ambiente; promoção de negócios; assuntos legislativos; eventos corporativos, dentre outros, proporcionando às empresas produtos e serviços que visam torná-las tecnologicamente atualizadas e capacitadas para concorrer no mercado com mão-de-obra qualificada e socialmente integrada.

 

História

Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI, foi constituída em 17 de Maio de 1954, no auditório da então sede da Associação Comercial de Parnaíba, segundo município em importância do Estado. Na ocasião, foram constituídos também, sua diretoria, conselho fiscal e estatutos. A partir daquela data, a FIEPI passou a ser dirigida pelos empresários, José de Moraes Correia, e Moacyr Rodrigues da Cunha, delegados do Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas, Cândido de Almeida Atahayde e Joaz Rabelo de Souza, delegados da Indústria da Construção e Mobiliário, Antônio de Pádua Rebelo Pires e Alfredo Simone Molina, delegados do Sindicato das Indústrias de Alimentação, Raimundo Torres Raposo e Benedito de Moraes Freire, delegados do Sindicato das Indústrias Gráficas, Antônio Vaz Freire e José Bento Albuquerque, delegados do Sindicato da Indústria do Vestuário, todos no Estado do Piauí, sendo assim sua primeira diretoria.

 

Além dos cinco Sindicatos que integraram a sua base de fundação, a Federação das Indústrias do Estado do Piauí conta hoje com vinte e sete Sindicatos filiados à entidade.

 

Além da Federação das Indústrias, o sistema FIEPI é composto pelo SENAI – Serviço Nacional da Indústria, SESI - Serviço Social da Indústria e IEL – Instituto Euvaldo Lodi, órgãos com atuações voltadas para o desenvolvimento de múltiplas ações junto ao setor industrial em território piauiense.

 

O Sistema FIEPI tem realizado diversas ações como parte do seu apoio à competividade da indústria e de estímulo às melhorias na economia e na qualidade de vida da população piauiense.