SENAI encerra curso de capacitação em Panificação em Parnaíba

Encerrou-se no início da noite desta quarta-feira (09), o Curso de Capacitação em Panificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PI), realizado pelo Centro de Formação Profissional Jose de Moraes Correia (Unidade de Parnaíba). O treinamento teve início no dia 03 de janeiro e foi ministrado pelo consultor e instrutor de Panificação do Senai - Ceará, Paulo Warllyn, um dos profissionais mais renomado do País na área de panificação.

“Trabalhamos com eles, conceitos e práticas sobre tecnologia de panificação, os tipos de massas mais usados na panificação brasileira, as diversas tecnologias de farinha e toda a parte de manuseio e a confecção em si dos produtos, com a prática do Curso de Panificação”, explicou Paulo Warllyn.

O término do intensivão de aulas foi marcado pela apresentação do Curso de Padeiro & Degustação, quando gestores do Senai, imprensa, colaboradores e proprietários de empresas filiadas ao Sindicato da Indústria de Panificação do Piauí tiveram a oportunidade de saborear as finas iguarias preparadas pelos instrutores.

De acordo com o gestor da unidade de Parnaíba, Carlos Daniel, o Senai buscou trazer as boas práticas e novidades da panificação em outras praças como São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza, para apresentar  tais inovações para o litoral piauiense.

“Trouxemos um dos consultores mais renovados do País nesta área para que transmitisse essa capacitação aos nossos instrutores para que posteriormente eles repassem esses conhecimentos para os profissionais das panificadoras parnaibanas”, frisou Daniel ao informar ainda que o Curso de Padeiro do Senai existe há mais de 20 anos, tendo capacitado milhares de trabalhadores do ramo de padarias.

O diretor administrativo e corporativo do Sistema Fiepi, Edgar Ataíde, destacou que o Senai conta com o apoio e parceria da Indústria de Panificação no Estado do Piauí, que tem como presidente Ricardo Linhares, para capacitar profissionais, a fim de colocá-los à disposição do mercado de trabalho, uma vez que a demanda é enorme.

“Sabemos que a panificação sofre muito com a carência de mão de obra qualificada, então nosso papel é preparar profissionais altamente preparados capazes de servirem com excelência a indústria da área”, pontuou.

A instrutora da Unidade do Senai em Teresina, Maria do Socorro Gomes Ribeiro, foi uma das alunas de Paulo Warllyn e revelou que a técnica da produção de croissant, iguaria oriunda da culinária francesa e muito apreciada no Brasil, foi um dos pontos que mais lhe despertou a atenção.

“Aprendemos a técnica original da preparação do croissant e fiquei muito feliz com os conhecimentos adquiridos e que posteriormente trabalharemos com os nossos alunos”, ressaltou Maria que está cotada para ser a instrutora do curso em Campo Maior.

O início do Curso de Formação de Padeiro em Parnaíba está previsto para o dia 07 de abril, tendo como público alvo empresas e a comunidade. As matriculas já podem ser feitas e os interessados devem procurar a unidade do SENAI ou pelo telefone 3321-2640.