FIEPI realiza reunião com órgãos de licenciamento ambiental

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) realizou na manhã desta terça-feira (11), uma reunião com representantes do IBAMA, SEMAM e SEMARH, onde foi discutida a parceria para realização de um workshop objetivando democratizar informações, sobretudo paras as indústrias, sobre como proceder os processos de licenciamento ambiental no Estado do Piauí.

O vice-presidente da FIEPI, Francisco Reinaldo conduziu a reunião, que também contou com a presença do superintendente do SESI-PI, Mardônio Neiva e o  gerente da área Internacional e de Mercado da FIEPI, Islano Marques.

“A ideia é desmistificar a questão do licenciamento ambiental no Piauí. A partir do momento que buscamos juntar estes três órgãos, que são os principais nesse âmbito, vamos divulgar para classe industrial e empresarial e para os consultores e colaboradores que fazem os projetos para que possam ter uma dinâmica melhor e mais facilidade na horas das aprovações e cumprimento das obrigações”, pontua Francisco Reinaldo.

O chefe da divisão técnica do IBAMA no Piauí,  Rômulo Pedrosa explica que será feito um esforço maior em um processo educativo para empresas e também para os gestores envolvidos na questão das taxas e do licenciamento ambiental e a FIEPI é uma parceira que pode contribuir muito com esse trabalho junto ao segmento industrial.

“Hoje nosso objetivo é começar a definir as diretrizes básicas para que essa informação seja propagada alcançando o maior público possível, neste caso os industriais, mas também, além do empreendedor, aos profissionais que o assessoram e o orientam e tomam de conta da área ambiental. Queremos gerar uma cultura de conscientização ambiental genuína e fazer essa ponte entre o órgão, o empreendedor e esses profissionais que o auxiliam tendo como principal objetivo a disseminação de informações”, destaca Renan de Castelo Branco, analista ambiental da SEMAM.

Catharina Teixeira auditora fiscal ambienta, destaca a importância da participação da FIEPI e dos principais órgãos licenciadores para sensibilizar esse público alvo, em especial,  a TCFA e ao cadastro no CTF e as licenças ambientais.

O evento está programa para ser realizado no mês de agosto na sede da FIEPI, em Teresina. A programação está em fase de definição.