Tron entrega em Parnaíba primeiras máscaras doadas pela FIEPI

A startup parnaibana TRON fez a doação de centenas de máscaras e utensílios de segurança ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde e para Secretaria Municipal de Saúde para ajuda no enfrentamento à pandemia do Coronavirus. Os equipamentos foram confeccionados em impressoras 3D, através de iniciativa de jovens empreendedores com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), que doou 10 impressoras 3D e 160kg de PLA. O Sesc-PI e o Sesc-MG também foram parceiras da iniciativa.

As máscaras são reutilizáveis, biodegradáveis e têm um custo de manutenção muito baixo, com um refil que custa apenas R$ 0,05.

O representante da TRON, Edisaac Saraiva, explicou que as máscaras são produzidas com material de doação de entidades privadas e públicas, e que a entrega é totalmente gratuita. Ele ressaltou que a empresa está produzindo material com as grandes doações dessas instituições, e que o trabalho é supervisionado pelo professor Gildário Lima, da UFDPar.

“Estamos demonstrando ao Prefeito Mão Santa que podemos e queremos ajudar Parnaíba, e solicitamos ao gestor que analise a possibilidade de parceria para a compra de mais matéria-prima e impressoras 3D, para a confecção de mais máscaras e EPI aos servidores do município. Ainda garantimos que a TRON tem como produzir respiradores, que são utilizados para os casos mais graves de Coronavírus e de outras doenças, com um custo muito abaixo do mercado”, disse.

Muito orgulhoso por saber que a empresa nasceu da ideia de estudantes da universidade parnaibana, o Reitor Alex Marinho citou que hoje os produtos da TRON já são usados em várias partes do Brasil.

“Já entregamos no HEDA, em Luís Correia, em Campo Maior. É um projeto brilhante, solidário, e as pessoas não precisam comprá-lo, pois o arquivo de confecção das máscaras está disponível no site da TRON. Qualquer pessoa que tenha uma impressora 3D pode fabricá-lo, até em casa. Muitas instituições no Brasil e no exterior estão usando esses equipamentos de saúde, a exemplo de Harvard, tanto para doação como de uso interno”, destacou.