SENAI promove evento comemorativo ao Dia mundial do pão

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PI), em parceria com o Sindicato das indústrias de Panificação e Confeitaria de Parnaíba (SINDPAN), reuniram na última segunda-feira(17) e terça-feira (18), no Centro de Formação Profissional José de Moraes Correia, em Parnaíba, empresários, empreendedores, alunos e sociedade civil, num encontro que teve como tema “Novas tendências para o setor da panificação”, com a especialista em tecnologia na área de alimentos, do SENAI-SP, Ana Claudia Vasconcelos.

Segundo o presidente da FIEPI, Zé Filho, o segmento da panificação tem conseguido se firmar no mercado nacional de uma maneira forte e crescente. 

“O pão é produto de fácil comercialização e faz parte de uma cadeia econômica muito importante para o nosso país. No Piauí, a indústria gera muitos empregos diretos e milhares de indiretos, e tem aumentado sensivelmente o surgimento de pequenas empresas no setor de panificação e confeitaria”, Zé Filho garantiu, e ainda frisou “ precisamos lembrar sempre que o pão é um bom negócio”. 

Durante a palestra, foi abordado sobre as práticas de organização e higiene indispensáveis para garantir alimentos seguros, e trazendo para o debate a importância das etapas no processo de produção, como a compra de bons produtos, a seleção dos fornecedores, o preparo, armazenamento, distribuição e entrega, exposição dos produtos nas vitrines e estratégias de marketing para atingir o consumidor.

Em sua fala, o diretor Regional do SENAI, Roger Correia Jacob, frisou sobre o crescimento do setor em todo país, e também no Piaui. Com o aumento da produtividade, o SENAI tem sido um grande aliado na capacitação de mão de obra qualificada e treinamento de profissionais que já atuam no mercado da panificação. “A entidade vem procurando cada vez mais ofertar novos cursos, promover workshop e treinamentos com olhos para o que está sendo usado nos grandes centros, como é o caso da parceria com o SENAI-SP”, concluiu dizendo que para o ano de 2023, a expectativa é ampliar o que já se faz por aqui.

Na abertura do evento, estiveram presentes os presidentes dos Sindicatos das Industrias da Panificação e Confeitaria de Parnaíba, Ricardo Linhares, das indústrias do Arroz, Antônio de Pádua Brito e das Indústrias de Gesso do estado do Piauí, Dario Mesquita, E ainda, o diretor Administrativo da FIEPI, Edgar Ataíde, a diretora administrativa da escola SESI Integrada Dep. Moraes Souza, Juliana Falcão, o gerente do Centro de Formação Profissional Jose de Moraes Correia, Carlos Daniel, o professor e consultor do SEBRAE, Ricardo Leão e o presidente da Associação Comercial de Parnaíba, Francisco Carneiro Junior.

 As atividades em alusão ao Dia Mundial do Pão prosseguiram por toda tarde do dia 18 de outubro com a realização de dois workshops sobre produção de salgados e  técnicas eficientes para o congelamento de pães, com as tecnólogas na área de alimentos do SENAI SP, Ana Claudia Vasconcelos e Vera Lucia Spizze.

O empresário Mano Fontenele, do Grupo Elizeu Martins Supermercados, participou das oficinas com a sua equipe de funcionários do setor de panificação.

A ideia é promover mais conhecimento, contribuindo para que o setor encontre ferramentas que permitam reformular e agregar ainda mais qualidade aos alimentos, colaborando para que a empresa tenha vantagem competitiva na área da panificação e atividades afins, incentivando e provocando os alunos sobre as experiências vividas por eles até ali, e o que podem incrementar a partir de agora.

*Por Mônica Pessoa (ASCOM)

Compartilhe essa notícia!