SESI e SENAI realizam Saga de Inovação em formato virtual

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) do Estado do Piauí, realizaram nos dias 13 e 14/10/2021, em formato virtual, a Mostra dos projetos finalistas do Inova SENAI Piauí e a Etapa Regional do Desafio SENAI de Projetos Integradores – DSPI.

A SAGA SENAI DE INOVAÇÃO, iniciativa do SENAI – Departamento Nacional, tem o objetivo de desenvolver a cultura da inovação e o empreendedorismo de base tecnológica no Brasil, utilizando metodologias para potencializar a criatividade. É composta pelo Grand Prix SENAI de Inovação, Desafio SENAI de Projetos Integradores – DSPI, Inova SENAI, SENAI LAB, Olimpíada do Conhecimento e o Edital SESI/SENAI de Inovação.

 

Nesta 3ª edição do INOVA SENAI PIAUÍ, tivemos 14 projetos inscritos que apresentaram soluções para problemas identificados na sociedade e desses, 09 finalistas para a referida Mostra; no Desafio SENAI de Projetos Integradores – DSPI, 07 projetos criados para solucionar uma demanda real da indústria cadastrada na plataforma da Saga SENAI de Inovação http://plataforma.gpinovacao.senai.br/ .

Uma banca composta por especialistas das áreas de Mercado, Negócio e Inovação do SENAI, IEL e empresários especialistas em startups, avaliaram os projetos técnicos, os CANVAS e os vídeos pitchs dos finalistas da Mostra.

Os grandes vencedores foram os projetos: S-CLEAN, 1º lugar na categoria Negócio Inovador, desenvolvido pelos alunos SESI/SENAI das Unidades: CFP José de Moraes Correia / Escola Integrada Deputado Moraes Souza (Parnaíba) , sob a orientação dos docentes: Romano Mesquita de Sousa e Turiano dos Santos Neto.

Descrição do protótipo: Equipamento voltado para limpeza de módulos fotovoltaicos. Podendo ser utilizado em empresas, residências, usinas de energia solar e indústrias. Com o objetivo de proporcionar uma solução eficiente e econômica em relação à demanda apresentada.

Durante a Mostra o público votou e escolheu o projeto mais inovador, foram 4.882 votos populares, e o grande vencedor da categoria Voto Popular foi o Projeto Capsule Separation and Wrapping 1.0 que obteve 1.734 votos. Idealizado pelos alunos do Curso Assistente Administrativo – Aprendizagem Industrial Básica, do Centro de Formação Profissional Cândido Athayde.

No Desafio SENAI de Projetos Integradores – DSPI, o projeto vencedor em 1º lugar na categoria Técnico de Nível Médio, foi o projeto Embalagens Biodegradáveis à Base de Mandioca, composto por alunas SESI/SENAI das Unidades: CFP Cândido Athayde/NFP Raimundo de Souza Lima e Escola Senador Nilo Coelho, Picos, sob a orientação do docente Jocivan Bezerra Guedes.

Descrição do protótipo: Embalagens (sacolas, copos, marmitas, canudos e pratos) biodegradáveis produzidas à base do amido extraído da mandioca, que não liberam gases poluentes no meio ambiente; ao serem descartadas servirão de adubo ou alimentos para os animais.

Na categoria Aprendizagem Industrial Básica, o 1º lugar ficou com o projeto Fio Power – Tratamento Capilar Intensivo para Alopecia, idealizado pelos alunos do Curso Assistente Administrativo , do Centro de Formação Profissional Cândido Athayde (Teresina).

Descrição do protótipo: Kit capilar composto de condicionador, esfoliante e máscara capilar, todas com ingredientes à base de Cravinho da Índia, Gengibre e Óleo de Girassol, que possuem uma ação anti-inflamatória que estimula e auxilia no processo de fortificação do fio, agindo diretamente na circulação sanguínea do couro cabeludo.

PREMIAÇÃO

Durante o evento da premiação da 2ª edição do Prêmio SESI/SENAI de Boas Práticas de Educação, realizado ontem (21/10/2021), em Picos, as alunas do projeto Embalagens Biodegradáveis à Base de Mandioca, vencedor do 1º lugar da categoria Técnico de Nível Médio, do Desafio SENAI de Projetos Integradores, receberam do Sr. Roger de Carvalho Correia Jacb – diretor regional do SENAI/PI, as medalhas, o troféu e kits arduíno.

Compartilhe essa notícia!