FIEPI divulga Sondagem da Construção Civil de outubro

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) divulgou o resultado da Sondagem Construção Civil feita em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa foi aplicada no mês de novembro com dados referentes ao mês outubro de 2021.

No mês de outubro de 2021 o cenário atual da  indústria da construção civil no Piauí apresenta números semelhantes aos do mês de setembro, principalmente no nível de atividade em relação ao usual aonde os percentuais foram praticamente os mesmos do mês anterior, 45,8% em setembro e 45,5% em outubro no critério de nível de atividade igual ao usual. Chamou atenção no cenário atual a redução do número de empregados comparado ao mês anterior que passou de 12,5% em setembro para 4,5% em outubro de 2021, o que demonstra uma diminuição das demissões na indústria da construção no período. Este foi o menor índice desde janeiro de 2021.

CENÁRIO ATUAL

O nível de atividade em relação ao usual (critério igual ao usual) em outubro ficou em 45,5%, muito próximo ao percentual de setembro que foi de 45,8%. No Nordeste este indicador apresentou pequena redução, passando 45,1% em setembro para 37,6% em outubro de 2021.

O número de empregados comparado ao mês anterior mostra um aumento no percentual de estabilidade. Enquanto essa estabilidade foi medida em 66,7% em setembro, passou para 72,7% para outubro. No Nordeste, essa estabilidade reduziu, passando de 64,1% em setembro para 58,6% em outubro.

Analisando o critério de aumento no número de empregados comparado ao mês anterior, percebe-se que a indústria elevou os percentuais de empregos passando de 16,7% em setembro para 18,2% em outubro. Esse aumento no número de empregos também foi percebido no Nordeste, de 15,5% em setembro para 18,8% em outubro.

A redução no número de empregados comparado ao mês anterior passou de 12,5% em setembro para 4,5% em outubro, ou seja, neste mês de outubro a indústria da construção no Piauí demitiu menos. Ao contrário do Piauí, na região nordeste, a redução no número de empregados teve seu índice aumentado de 17,6% em setembro para 18,8% em outubro.

PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS 6 MESES

A expectativa de aumento no nível de atividade para os próximos 6 meses medido no Piauí aumentou de 37,5% em setembro para 45,5% em outubro. Esse aumento foi também observado no Nordeste, que era 33,8% em setembro, passando para 36,1% em outubro.

A perspectiva de aumento na compra de insumos e matérias-primas para os próximos 6 meses passou de 41,7% em setembro para 36,4% em outubro. Já no Nordeste houve um aumento, de 32,4% em setembro foi para 37,6% em outubro.

Já a expectativa de aumento de novos empreendimentos e serviços para os próximos 6 meses aumentou de 33,3% em setembro para 40,9% em outubro. No Nordeste, os percentuais também apresentaram aumento, passando de 27,5% em agosto para 35,3% em outubro, o que demonstra um cenário otimista para os próximos 6 meses neste setor da indústria.

A perspectiva de aumento no número de empregos no mês de outubro elevou-se. Em setembro era 37,5%, passando para 45,5% em outubro. No Nordeste essa expectativa de aumento foi de 29,6% em setembro e 38,3% em outubro.

As intenções de investimento para os próximos 6 meses, em que a indústria da construção civil provavelmente tem intenção de investir, apresentarem índices mais baixos que o mês anterior. Em setembro a intenção de investimento era de 58,3%, passando em outubro para 45,5%. Na Região Nordeste, o percentual em setembro foi de 38% passando em outubro para 39,8%.

Nota Metodológica

A Sondagem da Construção Civil do Piauí é realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Piauí - FIEPI. A pesquisa é feita em conjunto com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), utilizando metodologia pré-definida (https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industrial).

Nesta pesquisa mensal, são apresentados indicadores sobre o nível da atividade industrial, emprego, utilização da capacidade de operação, a situação financeira das empresas, os principais problemas enfrentados e as expectativas de demanda, emprego, compra de matéria-prima.

A análise se dá por meio dos indicadores com valores que variam entre 0 e 100 pontos com o limiar divisório de 50 pontos indicando cenário de estabilidade.

A Sondagem para o mês de outubro contou com a participação de 21 indústrias, distribuídas em pequeno, médio e grande porte, conforme metodologia.

O período da coleta mensal estabelecido pela CNI foi de 03/11 a 12/11/2021.

Elaboração: Trento & Fernandes Ltda.