FIEPI participa de evento sobre hidrovias no Maranhão

O Gestor da área internacional e de mercado do Sistema FIEPI, Islano Marques, representou a instituição no evento “Hidrovias do Maranhão – Potencialidades no Transporte de Cargas e Passageiros”, realizado pela ADECON em parceria com o Porto de Itaqui e FIEMA.

Não   obstante   os   esforços   governamentais   no   estímulo   às   ferrovias,   rodovias   e   mais recentemente  no  novo  Marco   Regulatório  na  Navegação de  Cabotagem,  a FIEPI entende que ainda há muito a avançar para o equilíbrio da Matriz de Transportes Brasileira, em especial a Navegação Hidroviária.

Segundo o presidente da FIEPI, Zé Filho, a  navegabilidade do rio Parnaíba trará benefícios com o aumento considerável no fluxo de cargas utilizando o modal hidroviário, na logística para exportação da produção da região um vez que temos o encontro dos rios Parnaíba e o Rio Balsas nas cidades de Uruçuí - PI e Benedito Leite - MA e com a recém autorização da construção do trecho ferroviário que ligará a cidade de Balsas - MA a Estreito –MA, gerando uma conexão intermodal competitiva.

“Estudos mostram que o trecho de Ribeiro Gonçalves até Teresina teríamos obras consideradas de baixo custo em se tratando de infraestrutura desse porte”, explica Zé Filho.

Conhecer a realidade atual, notadamente às questões relativas ao meio ambiente, regulação, Poder Público   e  cases  de  sucesso, contribuirá   para  a  formação  de   opinião,  orientando  os Governos e Sociedade Civil Organizada quanto às ações que devem ser tomadas em direção a dinamização e melhor aproveitamento do potencial da Navegação do rio Parnaíba para os dois estados.

“É nesse contexto que a FIEPI está apoiando essa iniciativa de estimular a discussão no âmbito dos Estados do Maranhão com seus rios estaduais e do Piauí pois o rio Parnaíba que é de domínio Federal, une economicamente e portanto servindo aos dois estados”, explica Islano Marques.

Como desdobramento do primeiro “Road Show” do corredor Centro/Norte realizado em Teresina pela ADECON, as Federações das Indústrias dos Estados do Piauí - FIEPI e do Maranhão - FIEMA, sempre com olhar no desenvolvimento, protocolaram em 2021 um documento junto à ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, solicitando a inclusão do Rio Parnaíba no Plano Geral de Outorgas. O momento agora é de reunir com governos e instituições dos dois estados para avançarmos nesse pleito.