FIEPI divulga Sondagem Industrial com dados a referentes a junho

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) divulgou o resultado da Sondagem Industrial feita em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa foi aplicada no mês de julho com dados referentes ao mês junho de 2021.

O mês pesquisado revela uma leve retração da indústria no cenário atual, especialmente no volume de produção. Há, no entanto, um certo otimismo nas expectativas do setor no Estado para os próximos seis meses. Com a tendência de aumento do consumo, as projeções devem trazer uma elevação nesses percentuais nos próximos meses.

CENÁRIO ATUAL

Em junho/2021, o volume de produção das indústrias em relação ao mês anterior teve sua estabilidade medida em 41,3% no Piauí, percentual inferior ao do mês de maio/2021 que foi de 51% e principalmente ao do Nordeste, medido em 53,8% em junho/2021.

O nível de utilização da capacidade instalada em relação ao usual (UCI) no mês de junho/2021 foi 56,5% igual ao usual, mantendo-se superior ao mês anterior (maio/2021) e próximo ao do Nordeste, que foi de 57,2% em junho/2021.

O indicador de evolução do número de empregados apresentou em junho/2021 um percentual de estabilidade de 69,6% no Piauí, índice inferior a maio/2021 que teve estabilidade de 80,4% no número de empregados. Este índice no Nordeste ficou em 77% em junho/2021. No critério de aumento no número de empregados o percentual em junho/2021 foi de 8,7% no Estado e no Nordeste de 9,3%. Analisando-se a queda no número de empregados, o Estado registrou em junho/2021 percentual de 19,6%, índice maior que o da região Nordeste, que foi de 12,9%.

O estoque de produtos finais da empresa em relação ao planejado/desejado foi 34,8% igual ao planejado no mês de junho/2021. Este índice no Nordeste foi de 46,9% no mesmo período.

PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS 6 MESES

As perspectivas para os próximos 6 meses de aumento da demanda por produtos apresentou percentual de 58,7% em junho/2021, índice superior ao da região Nordeste, que foi de 49,8%.

O indicador de expectativa de aumento no número de empregados retomou o melhor percentual desde o mês de janeiro de 2021, com perspectiva de 19,6% em junho/2021, índice muito próximo ao da região Nordeste que é 22% de perspectiva de aumento no número de empregados.

A expectativa de aumento nas compras de matéria-prima para os próximos 6 meses manteve praticamente os mesmos índices do mês anterior, passando  de 52,9% em maio/2021 para 52,2% em junho/2021, superior ao da região Nordeste, que foi de 42,3%.

Para os próximos 6 meses a intenção de investimentos das indústrias que responderam “sim, provavelmente” mostra um leve otimismo quanto a novos investimentos. O percentual das indústrias que tem alguma intenção de investir subiu de 23,5% em maio de 2021 para 39,1% em junho de 2021. No Nordeste, também se constatou aumento, passando de 39,0% em maio/2021 para 42,1% em junho/2021.

Nota Metodológica

Sondagem Industrial do Piauí é realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Piauí - FIEPI. A pesquisa é feita em conjunto com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), utilizando metodologia pré-definida (https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industrial).

Nesta pesquisa mensal, são apresentados indicadores sobre o nível da atividade industrial – produção, emprego, estoques e utilização da capacidade instalada usual - a situação financeira das empresas, a situação de estoques, os principais problemas enfrentados e as expectativas de demanda, emprego, compra de matéria-prima e exportações. Por vezes, são inseridos pela CNI Blocos Especiais de perguntas.

A análise se dá por meio dos indicadores com valores que variam entre 0 e 100 pontos com o limiar divisório de 50 pontos indicando cenário de estabilidade.

A Sondagem para o mês de julho de 2021 contou com a participação de 46 indústrias, distribuídas em pequeno, médio e grande porte, conforme metodologia.

O período da coleta mensal estabelecidos pela CNI foi de 1º/07/2021 a 13/07/2021.

Elaboração: Trento & Fernandes Ltda.