Reunião com empresários discute lei de renegociação de dívidas

Com a presença de empresários, agropecuaristas, industriais e representantes do Banco do Nordeste a Fecomércio Piauí em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária (FAEPI) e Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI) realizou uma reunião técnica para discussão da lei 14.166/21, na noite desta segunda-feira (30), no Centro Cultural do Sesc. O autor e  relator do projeto de lei, deputado federal Júlio César, presidente da FAEPI, apresentou uma palestra sobre a nova lei.

O vice-presidente da FIEPI, Francisco Reinaldo, representou o presidente da instituição, Zé Filho, no evento.

A  legislação, já em vigor, estabelece medidas de recuperação de crédito e  a renegociação extraordinária de dívidas assumidas com fundos constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro Oeste (FCO).

Vice-presidente da FIEPI, Humberto Cronemberger

Durante a palestra, o deputado federal Júlio César falou da política de resultados, a viabilização do setor empresarial, através de renegociação dos passivos e a possibilidade de contrair novas operações.

“Com a nova lei, o empresário, agricultor ou industrial que estiver inadimplente em dívidas assumidas pelos fundos constitucionais do Norte, Nordeste ou Centro Oeste podem pagar com até 10 anos. Os inadimplentes podem parcelar as dívidas, no período de 8 a 10 anos.

O  presidente da Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, disse que a lei é oportuna para os empresários renegociarem suas dívidas e voltarem a crescer.  “Chegou a grande oportunidade dos empresários inadimplentes se reerguerem, fazerem um parcelamento junto ao banco, com redução de juros, correção monetária e multas, pagando em prestações mensais e ainda com carência. Então é tudo que a classe empresarial precisa para voltar a crescer e se estabelecer”, acentua Cavalcante.

Foram mais de duas horas de debates com os empresários piauienses. A reunião teve a presença do superintendente do Banco do Nordeste, Diogo Martins, que respondeu várias perguntas. Além de vários empresários, também estiveram presentes o vice-presidente da Federação das Indústrias do Piauí, Francisco Reinaldo Sampaio, o superintendente do Sebrae Piauí, Mário Lacerda, o diretor técnico do Sebrae Piauí, Delano Rocha,  o deputado estadual Georgiano Neto (MDB), a secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Patrícia Vasconcelos e a presidente da Junta Comercial do Piauí, Alzenir Porto.