FIEPI divulga Sondagem Industrial com dados referentes a novembro

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) divulgou o resultado da Sondagem Industrial feita em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa foi aplicada no mês de dezembro com dados referentes ao mês novembro de 2021

O mês de novembro apresentou dados muito semelhantes a outubro de 2021, com exceção do indicador referente de evolução do número de empregados que teve um crescimento no índice de aumento de 3,9% em outubro para 6,4% em novembro, o que demonstra otimismo em relação as vendas neste final de ano.

O indicador do Nível de Utilização da Capacidade Instalada em relação ao Usual sofreu um pequeno decréscimo este mês, passando de 80,4% igual ao usual no mês de outubro para 63,8% em novembro.

Na análise das perspectivas para os próximos 6 meses (cenário futuro) das indústrias pesquisadas no Piauí, os índices de novembro foram bem mais otimistas que os de outubro, com exceção do indicador de intenção de investimento (sim provavelmente) reduzido de 25,5% em outubro para 12,8% em novembro de 2021.

CENÁRIO ATUAL

O volume de produção das indústrias piauienses em relação ao mês anterior teve sua estabilidade em 59,6% neste mês de novembro, percentual um pouco menor que o do mês anterior que foi de 66,7%. No Nordeste, essa estabilidade foi de 52,6% em outubro e 56% em novembro de 2021.

O nível de utilização da capacidade instalada em relação ao usual (UCI) - critério igual ao usual, no mês de outubro foi 80,4% passando em novembro para 63,8%. A região Nordeste também apresentou um pequeno decréscimo neste indicador, passando de 57,6% em outubro para 56% em novembro.

O indicador de evolução do número de empregados mostrou em novembro um percentual de estabilidade de 72,3% índice muito semelhante ao mês de outubro, que foi de 74,5%. Percentuais muito próximos aos da região nordeste que passou de 70,9% em outubro para 71,9% em novembro.

O critério de aumento no número de empregados, passou de 3,9% em outubro para 6,4% neste mês de novembro, demonstrando que a indústria contratou um pouco mais neste mês avaliado. Em percentual menor, esse aumento também ocorreu no Nordeste, em outubro 12,8% passando em novembro para 13,3%.

A queda no número de empregados registrou em outubro o percentual de 21,6% no estado do Piauí, índice semelhante ao do mês atual (novembro), que foi de 21,3%. No Nordeste, a queda na evolução do número de empregados passou de 15% em outubro para 14,1% em novembro.

O estoque de produtos finais da empresa em relação ao planejado/desejado no critério “iguais aos planejados” teve um leve recuo, passando de 35,3% em outubro para 34% em novembro. Essa redução não se mostra preocupante dada a sazonalidade da época (final de ano). Essa queda também foi percebida na região Nordeste. Em outubro o estoque de produtos finais iguais ao planejado foi de 44,6% e em novembro de 43%.

PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS 6 MESES

As perspectivas para os próximos 6 meses de aumento da demanda por produtos apresentou percentual de 48,9% neste mês de novembro de 2021, índice bem superior ao do mês de outubro que foi de 33,3%, o que demonstra otimismo do setor. Na região Nordeste os índices permaneceram bastante semelhantes, em outubro foi de 35,3% e em novembro 35,7%.

O indicador de expectativa de aumento no número de empregados no Piauí apresentou significativa melhora, passando de 9,8% no mês de outubro para 19,1% em novembro. Os índices da Região Nordeste foram de 16,8% em outubro e 15,1% em novembro.

A expectativa de aumento nas compras de matéria-prima para os próximos 6 meses também apresentou melhora considerável, passando de 27,5% em outubro para 44,7% em novembro. No Nordeste foi de 31,6% em outubro para 28,4% em novembro, numa tendência de queda.

Para os próximos 6 meses a intenção de investimentos das indústrias que responderam “sim, provavelmente” mostra uma redução percentual quanto a intenção de novos investimentos. O percentual das indústrias que tem alguma intenção de investir passou de 25,5% em outubro para 12,8% em novembro. No Nordeste a tendência foi de manutenção do percentual de intenção de investimento, sendo de 43,1% em outubro e 43,7% em novembro de 2021.

Nota Metodológica

Sondagem Industrial do Piauí é realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Piauí - FIEPI. A pesquisa é feita em conjunto com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), utilizando metodologia pré-definida (https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industrial).

Nesta pesquisa mensal, são apresentados indicadores sobre o nível da atividade industrial – produção, emprego, estoques e utilização da capacidade instalada usual - a situação financeira das empresas, a situação de estoques, os principais problemas enfrentados e as expectativas de demanda, emprego, compra de matéria-prima e exportações. Por vezes, são inseridos pela CNI Blocos Especiais de perguntas.

A análise se dá por meio dos indicadores com valores que variam entre 0 e 100 pontos com o limiar divisório de 50 pontos indicando cenário de estabilidade.

A Sondagem deste mês de novembro contou com a participação de 47 indústrias, distribuídas em pequeno, médio e grande porte, conforme metodologia.

O período da coleta mensal estabelecidos pela CNI foi de 01/12/2021 a 13/12/2021.

Elaboração: Trento & Fernandes Ltda