FIEPI divulga Sondagem da Construção Civil de novembro

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) divulgou o resultado da Sondagem Construção Civil feita em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa foi aplicada no mês de dezembro com dados referentes ao mês novembro de 2021.

Em novembro de 2021 o cenário atual da indústria da construção civil no Piauí no indicador do nível de atividade em relação ao usual apresenta números semelhantes aos do mês anterior. Em outubro o nível de atividade igual ao usual foi de 45,5% e em novembro de 42,9%. Quanto ao número de empregados comparado ao mês anterior, por se tratar de final de ano, os empregos tendem a oscilar, e o critério que chamou mais atenção comparado ao mês anterior foi a redução no número desses empregos, que aumentou de 4,5% em outubro para 14,3% em novembro.

CENÁRIO ATUAL

O nível de atividade em relação ao usual (critério igual ao usual) reduziu de 45,5% em outubro para 42,9% em novembro. No Nordeste este indicador apresentou aumento, passando de 37,6% em outubro para 44,7% em novembro.

O número de empregados comparado ao mês anterior mostra um pequeno decréscimo no percentual de estabilidade. Enquanto outubro mediu 72,7%, novembro fechou com 71,4%. No Nordeste, essa estabilidade aumentou, passando de 58,6% em outubro para 63,4% em novembro.

Já no critério de aumento no número de empregados comparado ao mês anterior percebe-se que a indústria da construção teve uma redução no aumento de novos postos de trabalho, passando de 18,2% em outubro para 9,5% em novembro. Essa redução no número de empregos também foi percebida no Nordeste, de 18,8% em outubro passou para 14,6% em novembro.

A redução no número de empregados comparado ao mês anterior aumentou, passando de 4,5% em outubro para 14,3% em novembro, o que indica que a indústria da construção reduziu o número de empregos este mês. Na região Nordeste, os percentuais permaneceram semelhantes: outubro com 18,8% e novembro com 18,7%.

PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS 6 MESES

A expectativa de aumento no nível de atividade para os próximos 6 meses medido no Piauí reduziu de 45,5% em outubro para 38,1% em novembro. Por outro lado, no Nordeste, identificou-se um leve aumento, de 36,1% em outubro para 37,4% em novembro.

A perspectiva de aumento na compra de insumos e matérias-primas para os próximos 6 meses voltou a aumentar, passando de 36,4% em outubro para 42,9% em novembro. Já no Nordeste houve uma pequena redução, de 37,6% em outubro para 34,1% em novembro.

A expectativa de aumento de novos empreendimentos e serviços para os próximos 6 meses recuou no Piauí, de 40,9% em outubro para 38,1% em novembro. Essa leve queda também foi percebida no Nordeste, o percentual que era 35,3% em outubro recuou para 33,3% em novembro.

Por outro lado, num cenário futuro, a perspectiva de aumento no número de empregos no mês de novembro elevou-se de 45,5% em outubro para 47,6% em novembro. No Nordeste essa expectativa reduziu de 38,3% em outubro foi para 34,1% em novembro de 2021.

A intenção de investimento para os próximos 6 meses, em que a indústria da construção civil provavelmente tem intenção de investir, voltou a crescer. Em outubro a intenção de investimento, que era de 45,5% foi para 47,6% em novembro. Na Região Nordeste, o percentual apresentou leve queda passando de 39,8% em outubro para 36,6% em novembro.

Nota Metodológica

A Sondagem da Construção Civil do Piauí é realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Piauí - FIEPI. A pesquisa é feita em conjunto com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), utilizando metodologia pré-definida (https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industrial).

Nesta pesquisa mensal, são apresentados indicadores sobre o nível da atividade industrial, emprego, utilização da capacidade de operação, a situação financeira das empresas, os principais problemas enfrentados e as expectativas de demanda, emprego, compra de matéria-prima.

A análise se dá por meio dos indicadores com valores que variam entre 0 e 100 pontos com o limiar divisório de 50 pontos indicando cenário de estabilidade.

A Sondagem para o mês de outubro contou com a participação de 21 indústrias, distribuídas em pequeno, médio e grande porte, conforme metodologia.

O período da coleta mensal estabelecido pela CNI foi de 1º/12 a 13/12/2021.

Elaboração: Trento & Fernandes Ltda.