FIEPI participa do I Seminário de Direito Tributário na OAB/PI

O vice presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Francisco Reinaldo participou, nesta segunda-feira (07) do I Seminário de Direito Tributário na OAB/PI, onde foi realizado um painel sobre os impactos da Reforma Tributária para Indústria Comércio e Serviços.

Francisco Reinaldo destacou a importância da Reforma Tributária e também da Reforma Administrativa, lembrando que é necessária uma articulação para que sejam aprovadas as regras com o mínimo de incertezas, visto que as alterações propostas durante a tramitação podem mudar as regras já propostas.

Ao debater sobre benefícios para indústrias e possíveis prejuízos alegados pelo setor de comércio e serviços, Francisco Reinaldo ressaltou que algumas mudanças ainda podem ocorrer, mas acredita que tudo caminha para um equilíbrio, pois as principais atividades industriais empregam uma grande quantidade de mão obra e também abastecem o comércio local o que também deve geram mais empregos. Ele também fez questão de mencionar o papel importante do agronegócio para economia.

O presidente da OAB-PI, o Advogado Celso Barros Coelho Neto, destacou a importância da sociedade discutir e entender o que muda com a Reforma Tributária, já que o dever de pagar tributos é algo inerente ao cidadão. “Esta pauta tem ganhado destaque porque apenas agora o Brasil está desenvolvendo esta Reforma Tributária.

O  governador Rafael Fonteles, que participou da abertura do evento, ressaltou que desde que foi secretário da Fazenda do Piauí e presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz) é um defensor da Reforma Tributária. Para ele, trata-se da reforma mais importante para o Brasil.

“Ela é fundamental, pois tem condições de melhorar a competitividade, diminuir burocracias, aumentar investimentos e gerar desenvolvimento econômico. Além disso, pode contribuir com um sistema mais progressista e justo, onde quem ganha mais, paga mais, e quem ganha menos, naturalmente, paga menos”, destacou o gestor.

Compartilhe essa notícia!