FIEPI: Pesquisa confirma tendência de recuperação na atividade industrial

A pesquisa Sondagem Industrial realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI)  em agosto com dados referentes ao mês de julho confirma tendência de recuperação na atividade industrial e indicadores já se aproximam aos do período anterior a pandemia da Covid-19.

Os números revelam ainda que o setor se mostra otimista quando se avalia as perspectivas para os próximos 6 meses.

Segundo o presidente da FIEPI, Zé Filho, todos os indicadores do mês de julho mostram que a indústria se afasta do seu pior cenário, registrado nos 3 primeiros meses de pandemia da Covid-19 e começa a retomar patamares anteriores à crise.

“Os números da pesquisa nos dão um certo alento porque as principais atividades industriais do Piauí foram atingidas por decretos restritivos ao funcionamento e tiveram que fechar as portas. Essa retomada gradativa do crescimento é em grande parte resultado do espirito aguerrido do industrial piauiense, que apesar de todas as adversidades investe no nosso Estado e gera empregos e desenvolvimento”, comenta Zé Filho.

A análise dos indicadores das indústrias extrativa e de transformação no mês de julho 2020 mostra que o volume de produção das empresas na comparação com o mês anterior passou de uma estabilidade de 36,1% em junho para 47,7% em julho, níveis já próximos aos últimos meses de 2019, antes da pandemia.

O nível de utilização da capacidade instalada em relação ao usual já está em 43,1% igual ao usual. No mês anterior este índice era 32,8% igual ao usual tendo atingido índices muito baixo em abril (14%) por conta da Pandemia.

O diretor de Assuntos Econômicos da FIEPI, Freitas Neto, destaca que a evolução no número de empregados também vem crescendo nos 2 últimos meses, chegando em julho a uma estabilidade de 61,5% com perspectiva de aumento de 10,8%, o que é muito positivo para economia do Estado.

O indicador de estoque de produtos finais ao fim do mês com relação ao planejado/desejado embora tenha tido um aumento com relação ao mês anterior ainda tem níveis bem abaixo da estabilidade. Apenas 27,7% das indústrias apresentaram estoque de produtos finais igual ao planejado.

Este indicador ao longo do ano não apresenta índices elevados porque grande parte das empresas pesquisadas não opera com estoque de produtos.

OTIMISMO

De acordo com Freitas Neto, tão importante quanto as informações sobre o funcionamento da indústria mês a mês é a projeção que é feita em relação ao futuro próximo.

“Analisando as perspectivas para os próximos seis meses o cenário se torna bastante otimista. A demanda por produtos já tem perspectiva de aumento de 56,9% (este índice era 44,3% em junho). O número de empregados também tem expectativa de crescimento de 20% e a compra de matéria prima de 43,1%”, pontua.

A pesquisa revelou, porém que apesar do otimismo a perspectiva de novos investimentos para os próximos seis meses ainda é tímida, com apenas 26,2% das indústrias pesquisadas com alguma intenção de investir.