FIEPI divulga Sondagem da Construção Civil de setembro

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) divulgou o resultado da Sondagem Construção Civil feita em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa foi aplicada no mês de outubro com dados referentes ao mês setembro de 2021.

No mês de setembro de 2021 a indústria da construção civil no Piauí apresenta números semelhantes aos da Região Nordeste. Um indicador que expressa esta afirmativa é nível de atividade em relação ao usual (igual ao usual) que no Piauí foi de 45,8% em setembro e no Nordeste foi de 45,1%. O indicador de aumento no número de empregados comparado ao mês anterior também teve índices muito próximos, no Piauí foi de 16,7% e no Nordeste de 15,5%.

CENÁRIO ATUAL

O nível de atividade igual ao usual, que vinha numa crescente alta (junho: 50%, julho: 52,4%, agosto: 54,2%), recuou em setembro para 45,8%. Mesmo com essa queda, está com índice ainda superior ao da região nordeste, que foi de 45,1%. O Nordeste apresentou pequeno aumento, passando de 36,8% em agosto para 45,1% em setembro.

O número de empregados comparado ao mês anterior mostra um aumento no percentual de estabilidade. Se em agosto, esse percentual era de 62,5%, passou em setembro para 66,7%. No Nordeste, essa estabilidade também se elevou: agosto era 60,3% e setembro ficou em 64,1%.

Analisando o critério de aumento no número de empregados, percebe-se que a indústria elevou os percentuais de empregos passando de 12,5% em agosto para 16,7% em setembro de 2021. Esse aumento no número de empregos somado à elevação da estabilidade é um bom sinal da indústria local.

Os percentuais apurados na Região Nordeste, foram muito próximos ao do Estado: 15,4% em agosto e 15,5% em setembro.

Outro critério pesquisado, a redução no número de empregados comparado ao mês anterior passou de 25% em agosto para 12,5% em setembro, ou seja, houve uma redução nas demissões neste período. No Nordeste, a redução no número de empregados passou  de 19,1% em agosto para 17,6% em setembro.

PERPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS 6 MESES

A expectativa de aumento no nível de atividade para os próximos 6 meses medido no Piauí reduziu de 45,8% em agosto para 37,5% em setembro. Essa queda foi também observada no Nordeste, que era 36% em agosto, passando para 33,8% em setembro.

A perspectiva de aumento na compra de insumos e matérias-primas para os próximos 6 meses manteve-se no mesmo patamar do mês de agosto, que foi de 41,7%. Já no Nordeste houve uma leve queda, de 33,8% em agosto foi para 32,4% em setembro.

Já a expectativa de aumento de novos empreendimentos e serviços para os próximos 6 meses reduziu de 45,8% em agosto para 33,3% em setembro. No Nordeste, os percentuais também apresentaram queda, passando de 32,4% em agosto para 27,5% em setembro.

A perspectiva de aumento no número de empregos no mês de setembro elevou-se. Em agosto era 33,3%, passando para 37,5% em setembro. No Nordeste essa expectativa de aumento foi de 27,2% em agosto, passando para 29,6% em setembro.

As intenções de investimento para os próximos 6 meses, em que a indústria da construção civil provavelmente tem intenção de investir, apresentarem índices mais elevados que os meses anteriores. Em agosto de 2021 a intenção de investimento era de 54,2%, passando em setembro para 58,3%, a maior expectativa do ano. Na Região Nordeste, o percentual em setembro foi de 38% mantendo-se  semelhante ao dos  meses anteriores (agosto: 36%, julho: 40,4%, junho: 33,3%, maio: 38,3%).

Nota Metodológica

A Sondagem da Construção Civil do Piauí é realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Piauí - FIEPI. A pesquisa é feita em conjunto com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), utilizando metodologia pré-definida (https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industrial).

Nesta pesquisa mensal, são apresentados indicadores sobre o nível da atividade industrial, emprego, utilização da capacidade de operação, a situação financeira das empresas, os principais problemas enfrentados e as expectativas de demanda, emprego, compra de matéria-prima.

A análise se dá por meio dos indicadores com valores que variam entre 0 e 100 pontos com o limiar divisório de 50 pontos indicando cenário de estabilidade.

A Sondagem para o mês de julho contou com a participação de 24 indústrias, distribuídas em pequeno, médio e grande porte, conforme metodologia.

O período da coleta mensal estabelecido pela CNI foi de 1º/10 a 15/10/2021.

Elaboração: Trento & Fernandes Ltda.