FIEPI inaugura nova escola do SENAI com investimento de mais de R$ 40 milhões

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Zé Filho, inaugurou em Teresina, na noite desta quinta-feira (06), as novas instalações da Escola Cândido Athayde do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que recebeu um investimento de cerca de R$ 40,8 milhões em estrutura física e equipamentos.

Acompanhado da esposa Maryanne Martins, o presidente Zé Filho realizou uma visita a escola com o governador Rafael Fonteles, o presidente emérito da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Robson Braga de Andrade, representando o presidente da instituição, Ricardo Alban, o presidente da Aneel, Sandoval Feitosa, o diretor geral do SENAI-DN, Gustavo Leal, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, dirigentes da FIEPI, SESI e SENAI no Piauí e autoridades dos 3 poderes.

De acordo com o presidente da FIEPI, Zé Filho, a nova escola era um antigo sonho que foi possível realizar com o apoio da CNI e os dirigentes de sindicato da indústria do Estado. “A modernização do prédio e dos equipamentos está colocando o SENAI do Piauí ainda mais alinhando com a inovação e tecnologia da informação, contribuindo para que a as empresas tenham mão de obra qualificada, atendam as novas demandas do mercado e garantam aos jovens e adultos um diploma mas também as condições de ter salário, melhorar de vida e melhorar aqueles que vivem ao seu entorno”.

O governador do Estado, Rafael Fonteles, que tem como uma de suas principais metas de governo a educação profissional e tecnológica, destacou que vai aumentar cada vez mais a parceria com o Sistema S, com a FIEPI, SENAI e SESI. “Eu sei que o SESI e SENAI tem seus alunos próprios, mas dificilmente vai usar 100% dos horários das salas e todos os horários que estiverem vagos, de manhã, de tarde, de noite e de madrugada, o Estado do Piauí vai colocar aluno aqui para aproveitar esse ambiente. Isso aqui tem a ver com nossa obsessão: universalizar a escola de tempo integral com o ensino profissional técnico e tecnológico”, completou o governador.

Robson Andrade, que discursou em nome da CNI e foi presidente à época da aprovação do projeto da nova escola SENAI frisou o papel do ensino profissionalizante e como ele contribui com a indústria e a economia do país, lembrando que “a instituição forma profissionais, mas também cidadãos, pessoas preparadas para a vida”.

Durante a solenidade foram homenageados, o ex-presidente da CNI, Robson Andrade, o presidente da Aneel, Sandoval Feitosa e o ex-diretor regional do SENAI, Ewerton Negri Pinheiro.

A escola do SENAI tem capacidade para realizar quase 10 mil matrículas por ano somando os turnos da manhã, tarde e noite com cursos nas áreas de Metalmecânica, Vestuário, Tecnologia da Informação, Eletroeletrônica, Energia, Gestão, Logística, Automação, Automotiva, Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, Segurança do Trabalho, Refrigeração e Climatização, Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Cerâmica e afins.

O diretor geral do SENAI-DN Gustavo Leal e o diretor regional do SENAI, Roger Jacob com a diretora da escola Heline Melo, falaram que a escola já está totalmente alinhada aos projetos que são aguardados no Piauí na área de energias renováveis e hidrogênio verde e já atua fortemente para atender a indústria 4.0.

Acesse a galeria de fotos >>> Solenidade de Inauguração da Escola SENAI de Teresina