FIEPI participa de evento sobre internacionalização de negócios

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) esteve presente no 31º Encontro de Gestores da Rede CIN e o 1º Encontro de Gestores da Indústria Global, realizado esta semana na sede da Federação das Indústria do Paraná. A FIEPI foi representada pelo gestor da Área Internacional e de Mercado, Islano Marques.

“Entendemos e acreditamos muito no crescimento e desenvolvimento das micro e pequenas indústrias como diferencial e grande potencial econômico para o nosso Estado” ressalta o presidente da FIEPI, Zé Filho.

O Indústria Global é fruto do Convênio CNI / Sebrae Nacional e desenvolvido pela Rede de Centros Internacionais de Negócios - Rede CIN com apoio dos Sebraes regionais, conta com diversos projetos voltados para inserção exclusivamente de Micro e Pequenas empresas no mercado internacional. São capacitações, participação em rodadas de negócios virtuais com compradores ou vendedores estrangeiros, projetos setoriais de amplitude regional e nacional, preparação e participação em feiras internacionais virtuais e presenciais.

“Das pouco mais de 22.000 empresas brasileiras exportadoras, o percentual de micro e pequenas na participação desse universo ainda é muito pequena, sobretudo quando observamos que o Brasil participa em apenas 1,2% do mercado global. Sabemos dos grandes desafios do mercado internacional e da necessidade de investirmos na preparação para inseri-las nas cadeias globais de valores, a exemplo do que vem sendo feito em vários países. Além de propiciarmos a diversificação da pauta exportadora estruturamos de forma competitiva o segmento de micro e pequenos negócios” destaca Islano Marques.

A FIEPI disponibiliza em Teresina, um setor voltado para atender os industriais (seja qual for o tamanha da empresa) quem desejam internacionalizar suas operações com consultorias e outros serviços.