Aprenda como higienizar as máscaras de tecido

As máscaras de tecido começam a ganhar as ruas para enfrentamento da pandemia de COVID-19. Muitas pessoas estão produzindo os modelos caseiros, pois são opção  para ajudar a reduzir o contágio. As autoridades avisam que elas não são 100% eficazes, mas são excelentes aliadas. E mais: é preciso redobrar a atenção na hora de utilizá-las e higienizá-las.

Para aumentar a eficácia, o Ministério da Saúde dá algumas orientações. As máscaras devem ser produzidas em tecidos como os de saco de aspirador; cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%); algodão (como camisetas 100% algodão) e fronhas de tecido antimicrobiano. Elas devem cobrir totalmente a boca e o nariz e estar bem ajustadas ao rosto, sem espaços nas laterais.

Mas não basta ter a máscara, os cuidados com o uso e higienização são fundamentais. Em primeiro lugar, elas são de uso pessoal, não devem ser compartilhadas mesmo para pessoas da mesma família. Devem ser trocadas a cada duas horas ou quando sujas e, depois de ajustadas, não devem mais ser tocadas para evitar infecções. Antes de tirá-las, lave as mãos com água e sabão.

Nesse processo, a higienização é fundamental e, para isso, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde:

 

Compartilhe essa notícia!